sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dabke - Breve Histórico

Debke


A palavra Dabke, em árabe, significa "bater os pés".  O dabke  é úma dança folclórica popular no mundo árabe, sendo vista em casamentos, formaturas, aniversários.

Os tipos mais comuns de Dabke são Dabka Shamaliya (dança do país) e Dabka Jabali (dabke da montanha), mas cada aldeia tem seu próprio estilo. O líder é chamado Raas ("cabeça") e ele ou ela gira um lenço ou um colar de contas chamado masbha (semelhante a um rosário), enquanto o resto dos bailarinos mantém o ritmo. Em algumas músicas Dabke, o cantor começa com uma Mawwal (solo vocal). Exemplos de algumas canções populares  Ya Ein Muletin e Wein Al Ramallah.
Sabemos que a maioria das danças orientais que conhecemos são oriundas dos países árabes do continente africano, especialmente o Egito mas também as danças folclóricas da Tunísia, Líbia, Argélia, Marrocos, e das regiões do sul de Espanha, para não deixarmos de incluir a Dança Árabe Andaluza. Já o mundo árabe  asiático inclui a região conhecida como B'lad E'Shaam (Líbano, Palestina, Jordânia, Síria, Iraque,  e parte das áreas Khaliji). Além desses países, as influências são encontradas no Irã, Turquia, e mais além.
"Dança do Ventre é apenas um tipo de dança oriental. A Dança do Ventre é  de todo o mundo árabe, que inclui o Norte de África, árabes da Ásia ,  Turquia. É popular acreditar-se que a Dança do Ventre teve origem no Egito, mas na verdade se originou com os invasores franceses, que controlavam a África do Norte e no Líbano. A maioria dos árabes sabem que a Dança do Ventre começou com os cassinos e cabarés, criada pelos franceses.   Em árabe, dança do ventre é chamada "Raks B'tn" (Dança do estômago). Em francês é chamado Danz Orientale ou Daneues du Ventre.Atribui-se a Badia Masabni ter levado para o Egito o estilo conhecido nos cabarés bem como as primeiras escolas."  (Tasha Banat)



Nenhum comentário:

Postar um comentário