sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Folclore Egípcio por Mahmoud Reda (trad.Karina Quati)





foto: Mahmoud Reda e Farida Fahmy 

Texto de Mahmoud Reda 
 Tradução: Dahabi (Karina Quati)
SAIDI
A região Saidi fica no sul do Egito e é composta por quatro grandes cidades:
 v    Quina
 v    Luxor
 v    Asyut
 v    Suhaj

A famosa “dança saidi com bengala” (raks al sayya) originou-se nessa área e é considerada a mais importante das danças folclóricas egípcias. Tahtib refere-se a um tipo de dança,  mas também refere-se  a um jogo entre dois homens no qual cada um segura um bastão de bambu para mostrar destreza e força, e um deles vence no final. A dança da bengala também é praticada como passatempo e é usada no sentido de defesa pessoal. Esta dança tornou-se muito famosa em muito comum em festas de casamento e ocasiões festivas.
Originalmente, as mulheres não dançavam, pois era proibido pela sua cultura, mas Mahmoud Reda criou a versão feminina para dança saidi para teatro, permitindo às mulheres que dividissem o palco com os homens.
Os instrumentos que são tocados para dança saidi são mizmar, rebab, flauta, e tabla.
Roupa para os homens: Galabya (túnica) longa em uma cor escura, como um casaco preto, e turbante branco na cabeça para protegê-los do Sol.
Roupa para as mulheres: Galabya (túnica) longa que cubra todo o corpo, lenço comprido na cabeça para cobrir todo o cabelo, e um colar chamado “kerdan” geralmente de ouro.
na foto: Farida Fahmy
Nouba ou Dança Núbia
A dança Núbia originou-se mais ao sul do Egito do que o saidi, em uma área entre o Egito e o Sudão. A região é extremamente quente o ano inteiro, por isso os núbios tem que vestir roupas especiais para protegerem-se do Sol.
A música núbia é muito rica em ritmos. Às vezes eles usam bandirs (tambores grandes) para a dança, mas nem sempre.
A dança núbia é muito suave e com movimentos simples. O povo núbio são parte da África negra e são muito diferentes do resto do povo egípcio. Eles também têm sua própria língua e dialeto.
Roupas para os homens: Galabya longa e branca e calças brancas (a cor branca ajuda a refletir a luz do Sol). Por cima, uma roupa colorida e um turbante bem comprido na cabeça. Eles também usam sapatos especiais para proteger seus pés do chão quente.
Roupas para as mulheres: Galabya longa em cores claras, um vestido preto leve por cima, que mostre o vestido de baixo, um lenço bem comprido na cabeça, cobrindo todo o cabelo. Elas adoram usar muitos acessórios: um colar chamado Kerdan Núbio, grandes brincos, geralmente de prata, e todo tipo de acessórios de prata.
Fellahin
A área Fellahi está no centro do Egito. Existem quatro cidades principais nesta área:
v    Al Sharqeia
v    Al Bahaira
v    Al Garbeia
v    Al Monofeya
A palavra “Fellahin” refere-se a pastores e camponeses. O povo fellahi é muito gentil e simples. A versão feminina da dança é distinguida pelo uso de um jarro (ballas).


foto: Ahlam Dance Theatre
O jarro é o que essas mulheres usam no dia a dia para trazer água para casa. Os homens usam a enxada para trabalhar a terra.
Roupas para os homens: Calças curtas, pois eles trabalham na água, galabya longa que eles enrolam na cintura para não molhar. Na cabeça eles usam uma pequena boina chamada “mandil”, que absorve o suor e os protege do Sol.
Roupas para as mulheres: as mulheres usam uma galabya bem comprida em cores claras. Elas não mostram nenhuma parte do corpo, e usam também um longo lenço cobrindo toda a cabeça. Quando as mulheres fellahin dançam, elas usam movimentos de quadril e muitas palmas.



Hagalla
O povo Hagalla vive no deserto do Egito, no lado oeste, muito perto da Líbia.
Nesta dança, geralmente há um grupo de homens dançando. Geralmente, uma mulher ouve as palmas e aproxima-se do grupo, então escolhe o homem com o qual ela quer dançar. As mulheres Hagalla danças com sapatos baixos, por que a areia é quente e fofa.
Roupas para os homens: Muito similares às da dança Núbia. Os homens vestem calças compridas, galabyas até o joelho e outra capa por cima. Eles também usam um chapeuzinho baixo vermelho chamado “tarbush”.
Roupas para mulheres: Calças e uma galabya longa por cima. Camisas por cima, com muitas camadas de tecido. As mulheres fazem movimentos grandes de quadril.

Um comentário:

  1. q merda procurei sobre folclore e só apareceu no 1*paragrafo e resto so roupa praticamente NÃO VOLTO MAIS AQUI vai se ferrar meu a minha P.O do trimestre e so encontro isso pra n falar outra coisa !!!@$##@##$@

    ResponderExcluir